COMPREENSÃO DOS ABSURDOS
Tanto eu quanto as crianças, adoramos fazer o jogo dos absurdos. Elas gostam tanto que até arriscam inventar os seus absurdos.
Essa atividade estimula a compreensão da criança em relação a uma série de fatores de seu meio físico e social.
Vou postar uma lista desses absurdos que podem ser trabalhados com as crianças.
- Vi um cachorro escovando os dentes.
- João calçou o sapato na mão.
- Minha gatinha gosta de passar baton.
- Papai guarda o carro na casa do cachorro.
- O cavalo pegou todo o dinheiro e foi depositar no banco.
- Mamãe guardou o sapato na geladeira.
- Papai preparou um gostoso café com sal e pimenta.
- A gatinha Mimi, botou dois ovos.
- O cachorro da vovó lava roupa com sabão em pó.
- O sorvete estava muito quente.
- A bicicleta chegou apitando e jogando fumaça.
- Cortei um pedaço de leite para o meu colega.
- Papai ganhou um vestido novo.
- Mamãe guardou os livros na geladeira.
- Os automóveis devem andar na calçada.
- O peixinho subiu na árvore e foi para o seu ninho.
- A gatinha estava lambendo sabão.
- O gatinho da vovó tem uma pata só.
- Plantei a rosa no vaso do banheiro.
- Mamãe varreu a casa com a escova de cabelo.
- Mariazinha colou o trabalhinho com a cola do cachorro.
- Ganhei ovinhos de Páscoa no Natal.
- Jéssica come pão com sabão em pó.
- Mayara lava roupa com margarina.
Alguns absurdos dessa lista foram os alunos que criaram.
ANALOGIA VERBAL
Completar frases envolvendo relação: cores, tamanho, gênero, número...
- A cenoura é alaranjada, o tomate é...
- A abóbora é grande, a uva é...
- O gato faz par com a...
- O cachorro faz par com a...
- A vaca faz par com o...
- O menino faz par com a...
- O galo faz par com a...
- Eu tenho uma folr, se ganhar mais uma fico com...
- Clarissa tem uma banana, se eu lhe der mais uma, ela fica com...
- O feijão é preto, o arroz é...
- O papai é marido da...
- O vovô é marido da...
- O dindo é marido da...
- O tio é marido da...
- O vizinho é marido da...
- O leite é branco, o café é ...
- O moranguinho é pequeno, a melancia é...
- O gelo é frio, o fogo é...
- O céu é azul, a grama é...
- A avó é mãe da...
O COMANDANTE MANDOU...
O comandante mandou:
- marchar em linha reta.
- marchar em circulo.
- marchar na ponta dos pés.
- marchar inclinado para baixo.
- dar um passo para frente.
- fazer continência.
- tocar corneta.
- tocar tambor.
- tirar o chapéu.
- dar um pulinho, dois, três...
- Colocar a mão no pé esquerdo/direito
- colocar a mão direita no pé esquerdo.
- colocar a mão esquerda no pé esquerdo.
- colocar a mão direita no pé direito.
- colocar a mão no ombro do amigo.
- colocar as duas mãos na cabeça.
- fazer "fom fom" no nariz do amigo.
VAMOS IMAGINAR UMA COISA
-muito macia - muito alta
-muito dura - muito bonita
-muito reta -muito cheirosa
-muito curva -muito fria
-muito molhada -muito quente
-preta -grande
-vermelha -pequena
-amarela -triste
-azul -alegre
-branca -muito gostosa
-com gosto ruim -escura
-com cheiro bom -melada
-salgada -muito suja
-doce
-com cheiro ruim
COMO VENCER OBSTÁCULOS
-Imaginem que estamos embaixo de uma laranjeira, mas o tronco é muito grosso e não podemos apanhar as laranjas.
O que poderíamos fazer para chegar lá em cima?
-Imagine que estamos no início de uma ponte e ela se parte ao meio.
O que faremos para chegar do outro lado?
- Imaginem que estamos bem no meio de um lago, dentro de um barquinho remando, de repente os remos caem dentro da agua. O que podemos fazer?
- Estamos em um telhado e subimos com a ajuda de uma escada, mas a escada caiu.
O que vamos fazer?
-Estamos na beira de um rio, pescando e nosso chapéu caiu dentro do rio.
Como vamos pegá-lo?
ASSOCIAR IDÉIAS LIVREMENTE
Relacionar a palavra dita pelo professor com outras "palavras" ou "frases"
-vaca
-homem
-bicicleta
-frutas
-natal
-nuvem
-escola
-trabalhinhos
-recreio
-saúde
-remédio
-praia
-frio
-triste
-felicidade
-saudade
ORGANIZAR PENSAMENTOS FORMANDO CONCEITOS
O Que é...
-uma casa (como é feita, de que, que cor...)
-uma piscina (para que serve, o que tem dentro, o que precisa para comprar...)
-um médico (o que faz, como se veste, onde estudou...)
-um marinheiro (onde trabalha, o que faz, como ajuda as pessoas...)
-uma árvore (...)
-uma nuvem (...)
-a chuva (...)
-a mãe (...)
-o prefeito (...)
-o vereador (...)
COMPLETAR FRASES LIVREMENTE
-A bandeira do Brasil é...
-Papai é...
-Mamãe é...
-Clarissa, tirou o casaco porque...
-O menino sujou o sapato no...
-Lauren estava na praia e...
-Amanhã, eu vou passear no...
-Papai vai me comprar...
-A chuva era tão forte, que...
-O dia, hoje está...
-Ontem, eu sonhei com...
-Eu fui na janela e vi...
-A maçã que eu comprei, estava...
-Eu gosto de brincar de...
-Não gosto de comer...
-Não gosto de gente...
-Venho na escola porque
JOGO DAS RIMAS
- A minha amiga Rita, pôs no cabelo uma fita...
- A fita era amarela, igual a da...
- Anda depressa, João. Lava a mão com...
- Se você é meu amigo, não deve brigar...
- Ganhei um lindo anel do meu primo...
- O meu irmãozinho está muito...
- Antonio, traz na mão, um bonito...
- Vou fazer um suco de melão com...
Essa e uma brincadeira com números.
- Um, dois, feijão com...
- Três, quatro, feijão no...
- Cinco, seis, carne de...
- Sete, oito, café com...
- Nove, dez, lavo meus... excluir
JOGOS IMITATIVOS
Vamos imitar?
_A mamãe *varrendo a casa
*arrumando a cama
*passando roupa
*lavando a roupa
*escovando o cabelo
*pintando as unhas
_O papai *dirigindo o carro
*tirando o chapéu
*escrevendo
*nadando
*pescando
_A vovó *fazendo trico
*costurando
*cozinhando
*amassando o pão
_O vovô *subindo escada
*colhendo flores
*capinando
*fazendo ginástica
*andando de bengala
_O mano(a)*calçando sapatos
*tomando mamadeira
*tomando banho
*dormindo
*sonhando
*chorando
*engatinhando
VAMOS IMITAR
-um trem
-um cachorro
-um carro
-um leão
-um gatinho
-um porquinho
-uma bola
-uma bailarina
-um padre
-um médico
-um cego
-uma lavadeira
MEMORIZAR FRASES SIMPLES
_Mamãe é minha amiga.
_Mamãe é minha mehor amiga.
_Mamãe querida é minha melhor amiga.
_Hoje eu vou para a escola.
_Hoje eu vou para escola fazer trabalhinhos.
_Hoje eu vou para escola fazer trabalhinhos e brincar.
_Fui no aniversário.
_Fui no aniversário e levei um presente.
_Fui no aniversário, levei um presente e comi bolo.
_Fui no aniversário, levei um presente, comi bolo e brinquei.
ESCONDER OBJETOS
Colocar vários objetos em cima da mesa e escolher uma criança para sair da sala. retirar um objeto e quando a criança voltar, deverá nomear o objeto retirado.
DESENVOLVER MEMÓRIA VISUAL
Apresentar a criança 3 objetos relacionados entre si, formando uma cena simples. EX: boneca em pé, fogãozinho com uma panela, uma caminha de boneca.
A criança olha rapidamente e depois se vira e diz o que viu.
COMPLETAR VERBALMENTE
DIMINUITIVO
_vaca - vaquinha
_cavalo - cavalinho
_porco
_cachorro
_mesa
_boi
_bezerro
_gato
_pato
_filho
_sapato
_fruta
_carro
_casa
_sopa
AUMENTATIVO
_pato - patão
_gato
_peixe
_casa
_olho
_nariz
_orelha
_pé
_tesoura
_casa
QUANTIDADE
_uma fruta - muitas frutas
_um sapato
_um vestido
_uma casa
_um sapo
_um jogo
_um copo
_uma rosa
_um carro
_um brinquedo
_uma escola
_um dia
_um ônibus
_uma mão
FEMININO/MASCULINO
_o professor - a professora
_o pescador
_o médico
_o diretor
_o motorista
_o costureiro
_o aluno
_o menino
_o enfermeiro
_a tia
_a aluna
_a juiza
_a mãe
_a madrinha
_a comadre
_a rainha
_a mulher
_a vovó
NOVOS "COMPREENSÃO DE ABSURDOS"
-Julio mora embaixo de um navio.
-Rodrigo escova os dentes com uma salsicha.
-Tiago escuta radio na caixa de sapatos.
- Emanuele presenteou sua mãe com uma passagem para a lua
-Junior bebe água na chaleira.
-Mauricio dança com sua irmã debaixo da cama.
-Nicolas anda de bicicleta em cima da cama.
-Lidiana toma leite no balde.
-Luciana coloca o balde na canela.
-Clarissa come mosca com arroz.
-Ana secou o rosto com a cueca de seu pai.
-Luana plantou uma árvore no vaso do banheiro.
-Rita acendeu o fogo do churrasco com gelo.
-Pedro deitou na cama e se cobriu com um cobertor de pregos.
AGRUPAMENTO COM QUANTIDADES DIFERENTES
-Lucia, vá na estante e pegue 3 livros.
-Ana vá no quadro e desenhe 3 brinquedos.
-Julio pegue 2 pincéis na caixinha.
-Lenin, pegue 2 tesorinhas.
-Rita, deite em 4 cadeirinhas.
-Julia, dê 3 pilinhos.
-Sonia, jogue 5 beijinhos para sua amiguinha.
Brincadeira da comida brasileira
Vai começar(bater 3 palmas) a brincadeira( 3 palmas) da comida brasileira( 3palmas)
se for comida bata palmas (3 palmas) se for besteira não faz nada.
Arroz
Feijão
Batata
Macarrão
A cada palavra falada a criança bate palmas, não esqueça de colocar os absurdos, sabão, cadeira, minhoca, e vale toda a sua imaginação...
SESSÃO HISTORIADA
Nesse tópico vou postar minhas histórias com movimentos. Utilizo em Educação Física. Os baixinhos adoram.
1 Explorando a Terra
Vamos sair pelo mundo para conhece-lo melhor?
_Que lugar montanhoso! Vamos escalar essa montanha? (movimento de braços e pernas). Muito cuidado para não cair..Ufa! Conseguimos. Que bela vista temos daqui do alto (colocar a mão sobre a testa)
_Olhem o mar lá embaixo. Que tal nadarmos um pouco? Vamos descer com cuidado.
_Agora vamos correr até a praia? (correr)
_Chegamos. Oba! Todos para a água...(nadar)
_ Ufa, que cansaço! Vamos descansar? (sentar)
_Vejam... conchinhas! Vamos levar algumas para casa? (flexão dos joelhos)
_Quantas pedras no chão! Vamos saltar por cima delas?(saltar)
_Vejam, uma barraquinha> Vamos chupar um sorvete!
_Estou sentido um cheirinho de cachorro quente (exercícios respiratórios) Eu estou com fome. Vocês também? Depois de toda essa aventura, que tal uma balinha?
(dar a cada criança um balinha com um cartãozinho de incentivo.
2 O Gatinho Pipo
Era uma vez um gatinho chamado Pipo.Um dia ele acordou com muita preguiça.(esticar braços e pernas)
Mamãe gata já estava chamando e ele teve de pular da cama. Ele saiu correndo para atender a mamãe.(correr). Saiu com tanta pressa que bateu com o pé na mesa (pular num pé só). Depois que o pé parou de doer, ele saiu a passear(quadrupedar) e não prestou atenção nos carros que passavam, quase foi atropelado se não tivesse pulado para trás (quadrupedar para trás). Pipo ficou nervoso e começou a tremer(tremer). Voltou correndo para casa.(quadrupedar correndo) e se deitou novamente(deitar). Pipo aprendeu a lição e agora cada vez que si a rua olha para todos os lados(movimento do pescoço)
3 Chapeuzinho Vermelho
Era uma vez uma menina muito alegre e educada. Tinha esse nome porque usava um gorro vermelho na cabeça. Um dia ela pediu a mamãe para levar flores para a vovó que morava no bosque,
Andava bem depressa entre as árvores (andar em serpentina). Ela olhou para cima e notou que havia uns passarinhos que cantavam e voavam e começou a imitá-los (correr movimentando os braços). Chapeuzinho Vermelho estava muito cansada e respirou fundo (respiração) Quando Chapeuzinho levantou a cabeça, avistou em uma árvore um ninho de passarinhos. Ela trepou na árvore.. Vamos trepar também? (fazer o movimento) Depois ela desceu da árvore e avistou umas flores lindas. Começou a apanhá-las. (abaixar) Que flores cheirosas! Que perfume! (exercícios de respiração). Andando novamente, ela atravessou um córrego com muitas pedras( saltar várias vezes),logo depois teve de cruzar um terreno cheio de espinhos, então ela cruzou assim...(com os calcanhares). Logo adiante tinha um rio. Ela pegou um barquinho para atravessá-lo (remar).
Quando chapeuzinho desceu do barco avistou o lobo e começou a correr (correr). O lobo avançou para ela. Chapeuzinho pegou do chão uma porção de pedrinhas (agachar e levantar) e começou a jogar no lobo (flexão dos braços e pernas).
O lobo fugiu e Chapeuzinho continuou caminhando muito cansada (relaxar os músculos-boneco de mola)
Chegou na casa da vovó que estava na porta. Então, a vovó lhe falou:
_Chapeuzinho, olha que lindo está o nosso pomar, (olhar a direita) e veja como está bonita a pintura da casa (olhar a esquerda).
Chapeuzinho e a vovó sentaram-se na frente da casa (sentar) e começaram a cantar a musiquinha que elas tanto gostavam. (cantar)
“Pela estrada a fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha.
Ela mora longe, o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto.
E a tardinha, ao sol poente, junto a vovozinha
Dormirei contente.”
4 A Fuga do Palhaço
Era uma vez um palhacinho que estava muito triste. Ele estava cansado de ficar no circo.
Resolveu, então, fugir para uma floresta.
Ele arrumou o cabelo e saiu muito contente pulando que nem sapo (saltar)
Na floresta haviam muitas árvores e o palhacinho ia contornando todas elas. (zig zag)
No meio do caminho o palhacinho teve que atravessar um rio, então ele pegou um barco e saiu remando, remando (remar sentado)
Quando chegou na outra margem ele encontrou uma enorme pedra atrapalhando seu caminho. O palhacinho começou a empurra-la. Empurrou, empurrou (empurrar) até que ela saiu do caminho.
Mas adiante havia uma cerca bem no lugar onde o palhacinho deveria passar. O que foi que ele fez? Passou por baixo da cerca (rastejar)
Do outro lado da cerca havia um canguru e o palhacinho resolveu imita-lo. (saltar como um canguru.)
Enquanto ele imitava o bichinho, avistou um passarinho e resolveu imitar um canguru voador
( pular e bater com os braços)
Mesmo brincando, o palhacinho começou a ficar cansado. Seu pezinho doía e ele resolveu caminhar só com o pé direito para descansar o outro (pular com o pé direito) , depois só com o pé esquerdo (pular com o pé esquerdo).
A noite chegava rápido e o palhacinho cansado começava a ficar com medo. A única coisa que ele queria agora era voltar para o circo.
Ele começou então a voltar pelo mesmo caminho.
Ele contornava as árvores bem devagar pois estava muito cansado. (andar em zig zag bem devagar), sua garganta doía e ele fazia assim (respirar ofegante)
O sono chegava depressa e o palhacinho não conseguia manter os olhos abertos por muito tempo (piscar).
Neste momento ele avistou o circo e começou a ouvir o riso das crianças.
O palhacinho já não se sentia mais cansado, não tinha medo nem sono. Ele começou a respirar fundo e bem devagar, afinal ele estava em casa. (exercício de respiração).
5.O Leão e o Rato.
Certo dia o rato saiu da toca correndo.(correr)
Muito assustado estava o rato pois fugia do gato preto.
No caminho encontrou o leão, levou um grande susto e começou a tremer. (tremer)
O rei dos animais vendo o ratinho tão nervoso, não lhe fez mal nenhum e deixou que ele seguisse seu caminho.
Um dia o leão caiu em uma armadilha e por mais que movimentasse o corpo não conseguia sair. (movimentar o corpo inteiro). Fez força (movimento de empurrar), rugiu furioso mas de nada adiantou.
O rato que naquele dia passava por ali, viu o desespero do amigo e resolveu roer as cordas da rede com muita paciência.
Quando terminou estava cansado, mas muito feliz então começou a dar pulos de alegria (saltar). Saltou tanto que começou novamente a ficar cansado, tão cansado que mal conseguia respirar e respirava assim (respirar bem devagar).
O leão, vendo-se livre, agradeceu ao ratinho e prometeram sr amigos para sempre.
24 ago DORMINDO NO RECREIO
Dei esse nome a brincadeira pois os pequenos a adoram. Alunos deitados em colchonetes (esses meus colchonetes são muitos simples e eu mesma fiz- E aquele papelão que vem forrando geladeiras, ou outro móvel grande. Eu forrei o papelão com TNT colorido)
As crianças deitam nos colchonetes e são convidados a dormirem. Com a ajuda do professor vão imaginando diferentes formas de dormir:
_com cobertores pequenos, que não conseguem cobrir todo o corpo.
_com calor
_com frio
_roncando
_sonhando
_com pesadelo
_tranquilos
_sonâmbulos
_encolhidos
_esticados
DESENVOLVIMENTO ORAL
Esse jogo é muito divertido. Não fui eu que criei. Copiei da internet, mas não lembro de que site. Acrescentei ao meu "Caderninho de Desenvolvimento Global"
Colocamos várias figuras em cima da mesa (coisas, animais, profissões,paisagens, etc), voltados com a face para baixo.
A pergunta central é "Oque você faria se fosse...?"
A criança, vira a figura, observá-a e completa a frase.
O professor deve estimular os alunos a falarem bastante sobre esse "personagem"
Retirado da comunidade do Orkut: ESCOLA SEM MIMEOGRÁFO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário